12 Sep 2022 | Artigos
Considerações sobre ética, moral e compliance
Considerando o rigor histórico e etimológico, ética e moral têm origens e significados diferentes.
A ética vem do ethos grego antigo utilizado pelos poetas míticos com o significado de abrigo físico que protegia homens e animais das diversas forças da natureza. O ethos grego é um abrigo que acolhe e protege. Evoluiu com a filosofia grega clássica, particularmente com Aristóteles, adquirindo o sentido de virtude relacionada ao caráter prudente, ponderado da justa medida. O conceito continuou evoluindo para se transformar num abrigo metafórico localizado na interioridade humana que, com autonomia e liberdade, não quer fazer ao outro o que não deseja que o outro lhe faça. Assim, a ética nasce dentro do ser humano e é fruto de um processo reflexivo e educativo que estabelece valores e princípios para a convivência humana.
A moral vem da norma latina e, portanto, filha da cultura romana que se liga a um preceito jurídico imposto pela sociedade. Desta forma, a moral é, antes de tudo, uma imposição de fora para dentro. Não nasce na liberdade e na autonomia dos seres humanos, é imposição do grupo social aos indivíduos na busca da desejada convivência social.
Com estas considerações que diferenciam a ética da moral, deseja-se destacar que a primeira se encontra no campo do desenvolvimento da consciência e da educação e, a segunda, no campo do aperfeiçoamento das regras, das normas e do arcabouço jurídico.
É certo que precisamos da ética e da moral. É certo, igualmente, que a moral sozinha não conseguirá alcançar os resultados desejados na construção de uma sociedade com mais coesão social, harmonia e bem-estar.
A proposta de seguridade e compliance fundada exclusivamente no “cumprir” e “ obedecer” as normas e leis não é suficiente. Ela carece de uma abordagem educativa para uma compreensão mais profunda daquilo que deve ser feito, não só pela exigência legal, mas pela consciência ética do fazer livre e autônomo.
A educação socioemocional que promove, por meio de processos educativos, maturidade e sabedoria, deve caminhar de mãos dadas com as ações de compliance para assegurar uma abordagem mais ampla e adequada à complexidade do ambiente corporativo.
JOÃO ROBERTO DE ARAÚJO
Fundador da 50-50 SEL Solutions Aprendizagem Socioemocional (França e Brasil), organização criadora de soluções digitais em Educação Socioemocional:
- Ensino Médio: “Viver É Emocionante!” – Curso de Educação Socioemocional para educadores e estudantes do Ensino Médio.
- Formação para Educadores: “Emoção: Energia Vital”- Curso Básico de Educação Socioemocional para educadores
- Aplicativo BeNow: Teoria Socioemocional na prática para adultos, pré-adolescentes e adolescentes.
– Mestre em Psicologia Social (USP)
– Professor Visitante na Universidade da Califórnia (Santa Bárbara) no Departamento de Mudanças Educacionais.
– Precursor da Educação Socioemocional no Brasil e na França.